25 de agosto de 2010

I'm a Little Bit Country


Ola pessoal!

Em minha primeira postagem, tomo a liberdade de fazer uma sugestão nada convencional, mas que, creio eu, pode ser muito produtiva. Venho aqui sugerir que todos assistam o episódio "I'm a Little bit Country" do South Park. A princípio pode parecer algo apenas comprometido com a descontração, mas garanto que todos conseguirão fazer ótimos paralelos com nossas aulas. Enfim, deixo um breve resumo sobre o episódio e, logo abaixo, o endereço virtual do mesmo.

South Park – I’m a Little Bit Country

Em meio a Guerra do Iraque a opinião pública se dividirá entre os favoráveis e os não-favoráveis às ações militares norte-americanas no país. Logicamente, o South Park segue a linha do politicamente incorreto e cria um estereótipo de perfis dessa mesma opinião pública, que então será polarizada entre os progressistas e os conservadores.

A partir das discussões entre esses dois veremos um festival de frames e, mais do que isso, o tanto que a racionalidade vira um mero coadjuvante nos embates públicos. Os frames serão repetidos de maneira aleatória e acabarão servindo muito mais para identificar os grupos do que para fins de argumentação.

É curioso notar que, mesmo a trilha sonora do episódio também remeterá aos nossos frames (os criadores do South Park são formados em música e esse é um recurso constante nos episódios da série. Às vezes a música serve para reforçar o cinismo e os estereótipos, bem como para nos induzir a tirar conclusões precipitadas).

Envolvidos no meio de toda a discussão, os protagonistas do South Park (Stan, Kyle, Kenny e Cartman) são interrogados por um repórter sobre sua posição e sobre o que eles achavam que os Founding Fathers pensavam da guerra. Mostrando desconhecer os Founding Fathers, eles são ridicularizados pelo seu professor, que passa a exigir deles um enorme trabalho sobre estes mitos da democracia americana.

Tendo em vista que os garotos possuem no máximo 9 anos, a atividade escolar torna-se improdutiva e entediante. Seus esforços para explicarem o que são os Founding Fathers e o que eles pensam da guerra são frustrados. Até que Cartman tem uma idéia “genial”: cria um método para voltar ao passado e vivenciar toda a história que deveria contar em seu trabalho.

Paralelamente a isso, os pais dos alunos tomam seus partidos nas discussões sobre a Guerra do Iraque. O final do episódio é impagável. Vale a pena assistir pois há uma conclusão surpreendente sobre o papel da guerra na concepção da democracia americana. O discurso dos Founding Fathers é uma sacada excepcional.

Para assisti-lo: http://www.southparkstudios.com/ (logo abaixo há todas as temporadas. Cliquem na de número 7. Será o primeiro de todos).

Espero que gostem!

8 comentários:

  1. Ah, claro.. isso foi postado por mim, mas eu achava que a referência ao autor seria automática na postagem. Enfim, vou aprendendo a mexer nesse blog! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maurício!

    Eu já pesquisei a respeito desse lance de postagem em blogs coletivos, e por enquanto não encontrei uma maneira de identificação automática nas postagens. Por esta razão, o ideal é que você assine seu nome ao final de seus textos, ok?

    Você deve ter notado que ajustei o layout do texto e adicionei os marcadores. Fique à vontade para alterar o que você quiser, tá? Meu compromisso é só com o layout mesmo, jamais vou alterar nenhum conteúdo.

    Abração, e adorei o post! Já vou conferir o vídeo!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Aline.

    Sou semi-analfabeto para lidar com grande parte das novidades da internet (ainda que os blogs estejam longe de serem novos né?)

    espero que goste do episódio! beijos!

    ResponderExcluir
  4. Vixi, eu também não manjo não... Faz pouco tempo que comecei a fuçar, mas por enquanto tô gostando do trem, e tô meio viciada. Rsrs!

    Se tiver mais alguém que manje prá valer e quiser ser administrador também, é só falar...

    Bjão, e depois comento o vídeo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Maurício e alineroviski, queria pedir o consetimento de vcs pra reproduzir este artigo no blog Inter(relacionando). Achei muito bom, esclarecedor. Claro com as devidas referências...rssr... brigado!

    ResponderExcluir
  6. Pedro,

    fique a vontade! não há feedback melhor do que esse. qual é o endereço do blog?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Mauricio,

    O blog do Pedro é um dos nossos primeiros blogs parceiros, na lista lá em cima. O Pedro é meu colega de sala das disciplinas obrigatórias.

    Pedroviski,

    Obrigada mais uma vez pela visita e participação.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  8. O episódio é muito interessante e revelador mesmo da caricatura em que se podem se transformar as posições políticas norte-americanas. Obrigado pela indicação! Se tiverem o episódio em DVD ou arquivo, podemos vê-lo e discuti-lo na aula!

    ResponderExcluir