28 de setembro de 2010

O impacto do Tea Party nas eleições legislativas de novembro



Neste post gostaria de analisar os impactos do movimento chamado de Tea Party sobre as eleições de novembro. Utilizando as notícias que circulam pela internet, bem como a opinião de alguns críticos e intelectuais da área, buscarei averiguar qual é o real impacto desse movimento nas próximas eleições legislativas que ocorrerão no final do ano.
Falando um pouco sobre o movimento em si, o Tea Party Movement surgiu no começo do ano passado como uma resposta dos setores radicais dos Estados Unidos às propostas de reformas econômicas do presidente Barack Obama, como o Emergency Economic Stabilization de 2008, o American Recovery and Reinvestment Act de 2009 e até mesmo contra as leis de reforma no setor de saúde do país. Movimento civil que atua sob a forma de protestos organizados a nível nacional, o Tea Party faz referencia ao movimento Boston Tea Party de 1773, no qual colonos norte-americanos protestavam contra as altas taxas de impostos que eram cobradas pelos colonizadores ingleses na comercialização do chá inglês.
Num primeiro momento desacreditado, o Tea Party Movement parecia que não duraria muito tempo no cenário político dos Estados Unidos por suas posições extremadas de direita. Entretanto, defendendo seus valores centrais, como a responsabilidade fiscal, o respaldo ao livre mercado e a menor ingerência do Estado na economia, o movimento contrariou as expectativas e vem ganhando força a idéia de que sua participação pode influir, se não decidir, o resultados das eleições legislativas no país.
Recentes fatos políticos como vitórias de candidatos dessa ala ultraconservadora venceram primarias do partido republicano e conseguiram o direito de disputar as cadeiras no Senado e na Câmara dos Deputados no próximo dia 2 de novembro. Isso se passou, por exemplo, com Christine O’Donnel que representará a candidata republicana ao Senado no estado de Delaware. O mesmo já se passou no Alasca e em Nevada onde candidatos de extrema direita representarão o partido republicano nas eleições. Outro indicio do aumento da importância do movimento foi dado no dia 21 de setembro quando foi anunciada uma doação anônima de US$ 1 milhão que será destinado a mobilizar eleitores para as eleições.
Entretanto, ainda que pareça mais rápido e lógico associar esse fervor atual em torno do movimento Tea Party à uma vantagem e apoio ao partido republicano, já que este possui características e valores mais próximos a aqueles defendido pelo movimento; A maioria dos autores alerta para uma outra visão, que, ao invés de angariar votos ao partido republicano, lhe causaria danos e prejuízos, fazendo com que o partido perdesse votos e cadeiras no legislativo. A idéia aqui é que o Tea Party movement preciona o partido republicano a tomar posições cada vez mais conservadoras e radicais, alterando-o em sua forma, o que abriria espaço no centro do jogo político do próprio partido. Isso implicaria em perdas de votos na ala centrista, já que muitas pessoas que antes votariam em candidatos republicanos passariam a votar em candidatos democratas só para não eleger um candidato radial e extremista.
Mario Mesquita, no texto o impacto eleitoral do movimento Tea Party, argumenta nessa linha de raciocínio, chegando a dizer que ‘‘ a questão reside em saber se o Tea Party vai ser um factor de revitalização do Partido Republicano ou se, pelo contrário, prejudicará os seus resultados ao apoiar candidatos mais radicais, com menos possibilidades de conquistar votos "centristas". Scott Keys, pesquisador do Progressive Media and ThinkProgress.org, também segue essa linha de pensamento ao afirmar que o Tea Party implica em perdas de oportunidades no partido republicano, um rejuvenescimento da base democrata, além de uma fratura em várias dissidências dentro do partido republicano.


FONTES:
http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?content_id=1671464&opiniao=M%E1rio%20Mesquita
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/09/23/lucas-mendes-tea-party-o-cha-cha-cha-921056048.asp
http://www.csmonitor.com/Commentary/Opinion/2010/0928/Why-tea-party-tensions-threaten-midterm-election-triumph-for-Republicans/%28page%29/2
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100916/not_imp610571,0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário