2 de setembro de 2010

Meu nome é Enéas

Depois do meu comentário na última aula, procurei alguns vídeos para ver se minha teoria tinha algum fundamento na realidade. A teoria era que Doutor Enéas Carneiro e seus seguidores representavam um bom exemplo não só de continuidade de mensagem política mas, especialmente, de sucesso na transmissão dessa mensagem. Nos exemplos abaixo, tentarei mostrar como o 'modelo Enéas' estabelece uma identidade muito forte, fazendo com que a enumeração de propostas e projetos seja absolutamente desnecessária.

Primeiro, o mestre:

Esse vídeo, como vocês devem ter percebido, é da campanha de Enéas para Deputado Federal, já em 2002. Ainda que o discurso seja bastante parecido ao de sua última campanha para Presidente, em 1998, é em 2002, com menos tempo para transmitir sua mensagem, que Enéas inaugura algo que, daí em diante, passará a representar seus valores e ideais: o primeiro movimento da Quinta de Beethoven. Enquanto nas campanhas para Presidente há tempo para falar, o mais importante nas vinhetas curtinhas é criar impacto. A fórmula 'Beethoven + palavras chave' foi a aposta do PRONA na época.

Em 2006, temos Havanir (antes de sua mudança para o PSDB) e essa jovem do vídeo abaixo, que parecem ter herdado de Enéas sua forma peculiar de enunciar as palavras.


Quanta braveza.

Em 2006 (Enéas eleito novamente para Deputado, mesmo sem barba), o PRONA junta-se ao PL, formando o novo Partido da República. Beethoven continua a iluminar o caminho: a Deputada Luciana Costa, suplente de Enéas na Câmara, busca hoje sua reeleição. Preste atenção: ela não fala em propostas ou projetos. Votar em Enéas (dead or alive) é votar nos valores que ele representa.


Pelo menos essa tem o aval de Dr Enéas. Enéias Filho, candidato a vereador em 2008, teve sua candidatura cassada. Não só ele não era filho de Enéas Carneiro (e sim de um Enéias, candidato a Deputado Federal em 2002) como teve a pachorra de fazer o seguinte:


Por decisão da Justiça Eleitoral, o uso de Beethoven, e a maneira de falar e vestir do jovem rapaz deveriam ser mudadas para que o vídeo fosse veiculado. O entendimento era que a quinta sinfonia e a imagem criada por Enéas Carneiro serviam de metáfora de sua posição política.

O novo vídeo de Enéias Filho, aprovado pela Justiça Eleitoral, ficou assim:


O Fortuna é uma música de impacto, sem dúvida alguma, mas sem o apoio da vida política de Doutor Enéas Carneiro, não transmite muita coisa.

2 comentários:

  1. Oi, Juliana!

    Eu faltei bem nessa aula que você fez o tal comentário. De qualquer forma, gostei do post, e acrescento que, mesmo nossa disciplina sendo voltada aos temas da sociedade norte-americana, é impossível não fazer um paralelo com a política brasileira. Ainda mais em tempos de eleições (presidenciais ainda!).

    E é exatamente por isso que eu acho que estamos no caminho certo, dentro da proposta professor. A pegada é justamente aprender a captar os frames provocados, e acho que já estamos aprendendo.

    Abração, e até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado, Juliana. O Eneas é mesmo uma figura emblemática da política nacional e soube construir um personagem vendável. Creio que dentre outras coisas, além das que você citou, seu sucesso teve a ver com a apropriação de várias metáforas da cultura brasileira, como:

    INTERESSANTE É BARULHENTO
    INTERESSANTE É CARICATO
    CAMPANHA POLÍTICA É SHOW HUMORÍSTICO
    CHATO É ARGUMENTAR SERIAMENTE

    ResponderExcluir