18 de outubro de 2010

I really love my hair

Hoje vamos falar de cabelo. Sim, cabelo.E você, amigo XY que pensou “putz, que assunto feminino chato” por favor não vá embora. Cabelo é uma coisa que afeta a vida das pessoas de maneiras que nem sempre são óbvias.
Quando comecei a fazer a pesquisa para esse post, uma das expressões que mais vi era que o cabelo é a honra e a glória de qualquer mulher (os gringos dizem que é o ‘crowning glory’). E me coloquei a pensar de onde que essa expressão poderia ter saído. Não foi muito surpreendente descobrir que essa história toda de honra e glória veio do nosso grande bestseller, a Bíblia. Em Coríntios 11:15, temos “Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.” (na King James: “But if a woman have long hair, it is a glory to her: for [her] hair is given her for a covering.”)

Uma das jovens entrevistadas por Chris Rock diz que não contrataria uma colega que usa o cabelo afro para trabalhar em seu escritório, já que ter um afro e vestir um terno é, para ela, uma contradição. Analisando a fala da jovem, podemos perceber que, para ela, terno = sucesso, cabelo afro = fracasso. O cabelo não-alisado não faz parte do frame de sucesso e profissionalismo normalmente associado com o mundo corporativo. Não encontrei um vídeo dessa parte do filme, mas essa passagem é citada nessa reportagem da NPR.
Nesse vídeo abaixo, pule direto para os 4 minutos para ver a opinião de uma escritora convidada do programa da Tyra Banks sobre a origem da expressão ‘good hair’.

De acordo com ela, a origem da expressão pode ser encontrada na época da escravidão, quando escravos que tinham ‘good hair’ tinham melhores chances de sobrevivência e trabalho: o cabelo podia representar que talvez fossem filhos do senhor, proporcionando oportunidade de trabalhar dentro de casa onde teriam acesso à educação.

O cabelo afro é fonte de tanta discussão nos EUA que até o Sesame Street, programa para crianças produzido pela PBS, abordou o tema recentemente:


Mas o que isso tudo tem a ver com os US of A, você me pergunta. Veja o seguinte vídeo:


O trailer acima é de Good Hair, documentário lançado em 2009, no qual Chris Rock procura as raízes da obsessão norte-americana (especialmente das mulheres negras) pelos alisamentos e extensões para cabelo. Rock, instigado por uma pergunta de suas filhas ("Why don't we have good hair?") investiga o que, exatamente, é esse 'good hair' de que falam e as conseqüências que os tratamentos capilares trazem. Essas conseqüências são constatadas não só nos EUA, mas também na Índia, de onde provém grande parte do cabelo utilizado para fazer extensões.
Tyra Banks explica o conceito de ‘good hair’ em um episódio de seu talk show dedicado especialmente ao tópico:


Banks levanta algumas estatísticas: apesar das mulheres negras representarem somente 6% da população total dos EUA, elas representam 80% do consumo total de produtos de cabelo. Algumas mulheres entrevistadas dizem que o cabelo alisado parece ser mais profissional. Kelley oferece oposição: defende que as mulheres negras precisam aprender a cuidar do seu cabelo em sua forma natural ao invés de procurar maneiras não naturais de transformá-lo. Kelley também diz que o alisamento representa conformação à uma norma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário