26 de outubro de 2010

Semana acadêmica - grupo 2: O despertar da nova mulher conservadora

GRUPO


Na abordagem sobre o "despertar" da mulher conservadora, nossa apresentação lançou mão de alguns vídeos.
1) Mamma Grizzly/ Sara Palin

2) Trailer "Fire from the heart land"



Vou me focar nesse vídeo.

O trailer mostra muito bem qual é a nova orientação dessas mulheres conservadoras. Quase todas reivindicam uma pureza vinda da "Heartland", a qual remonta a imagem dos peregrinos norte americanos que vinham do "infecto" continente europeu para o "puro" novo mundo.

A oposição entre "puro" e "infecto" (ou viciado) é bem posta aqui na dicotomia Heartland x Nova York (est- west coast em geral). A esse respeito, o professor fez um comentário bem interessante sobre a corrupção que consome as beiradas do país x a posição imaculada do meio oeste. No que se refere as mulheres, é marcante no vídeo que as mulheres nova iorquinas (representadas por Lady Gaga e Sex and the city) são o alvo dessas conservadoras, exatamente por que se distanciam da família nuclear, dos valores cristãos (quando, como é o caso de Lady Gaga, se unem a causa gay) e até mesmo da maternidade. Afinal, "motherhood is a political act (period!)".

Outro ponto marcante, relaciona-se ao fato de que, a despeito da visão de que as mulheres conservadoras são essencialmente Wasps, neste caso fica claro que o movimento é mais multiétnico do que se imaginava.

3) Ann Coulter
4) Sonnie Jackson
5) Chritine O' Donnell

Nenhum comentário:

Postar um comentário