24 de outubro de 2010

OBAMA: It Gets Better?

Bullying é um problema sério e, infelizmente, bastante comum aqui e em todo mundo. Nos Estados Unidos não é diferente, mas arriscaria dizer que esta questão é ainda mais forte por lá. 

Recentemente, sete jovens americanos cometeram suicídio após serem alvos constantes de situações humilhantes e até de agressão por serem gays.

Dan Savage é o nome do fundador do Projeto It Gets Better. Através de uma compilação periódica e voluntária de vídeos na internet que encorajam jovens gays que encontram-se nesta situação, o fundador explica que o objetivo da campanha é  fazer com que esses jovens não se sintam tão sozinhos e que possam acreditar que é possível ter uma vida adulta normal e feliz no futuro.

Pois é, ninguém menos do que o próprio Presidente dos Estados Unidos acaba de publicar o seu depoimento em favor da causa. Achei muito bacana, principalmente para aquele jovem americano que sofre horrores na escola simplesmente por ser diferente de um determinado padrão racial ou comportamental.

Bom, como veremos, o cara sabe falar e fala com personalidade. Inclusive, dá um toque sutil e muito pessoal  à mensagem ao dizer que “...but I do know what is like to grow up feeling sometimes you don’t belong. It’s tuff”. Ok, Mr. President, não deve ter sido fácil, mas tenho certeza que você não teve uma infância à La “Everybody Hates Chris”’.  Mas a mensagem é realmente de encorajamento, apoio, respeito às diferenças, a Liberdade. Fala tão bem que quase nem dá pra perceber que...ele está lendo a mensagem. Então me ajudem depois com os liberal frames. Aí vai:


Dá pra imaginar um conservador fazendo isto? No way.

Pelo menos ele conseguiu pronunciar a palavra gay sem ficar vermelho ou com aquele nó na garganta. E por falar em garganta, o jantar dos conservadores deve ter descido meio atravessado nesta noite. 


Enquanto a comunidade gay norte-americana critica o governo pelo DADT e cobra que as palavras do presidente se traduzam em ações políticas reais, vamos esperar a avalanche de comentários polêmicos que estão por vir.

Abraços a todos, 

Um comentário:

  1. É... tem que admitir que o cara sabe falar bem, ainda que não tenha mostrado o dom de persuasão que todos acham que ele tinha.

    ResponderExcluir