11 de outubro de 2010

Don't ask... Don't tell

Olá pessoal,

Aqui estou para mais um post.

Como disse no outro post, viria novamente com a temática gay. Considero que a homossexualidade dentro das engrenagens de poder na sociedade norte -americana é algo muito interessante. Como Roy Cohn, protagonista do meu outro post, quantos outros homens e mulheres não tem que levar uma vida dupla para escapar do frame "homosexual" ou numa terminologia mais recente : "gay".


Para começar, o que é a lei don't ask don't tell? Essa lei tem algo como 17 anos de vida e, segundo ela, militares gays estão proibidos de se manifestar em relação a sua sexualidade e os heteros de perguntar a respeito.

Atualmente, nos EUA existe um movimento para que essa lei caia. E olha só quem está liderando:


Sim! Lady Gaga! A voz de uma geração. Neste vídeo, diferente de suas outras aparições públicas, Lady Gaga aparece num look mais sóbrio. E logo atrás dela a bandeira do EUA. Apesar disso, usando o nosso vocabulário, ela não deixa de ser um "container for ideas". Quem olha para ela, esteja do jeito que estiver, sabe bem para o que está olhando.

Nesse vídeo, Gaga fala repetidamente na necessidade de "proteger a Constituição". Quando contando alguns "causos" envolvendo soldados gays, a pop star fala em "proteger America". No final: "Thank you, god bless" (!) . Ela também sabe operar com frames.

Em outro discurso:


Aí, mais um festival. "Core american values", " I thought our Constitution was ultimate", " I thought equality was non- negotiable". Mais apelos a Constituição. Sendo Gaga a figura pouco usual que é, para se enderessar a toda a nação é necessário usar frames facilmente acessado por todos.

Mudando um pouquinho de canal...


Nossos amigos aí, não parecem ser contrários ao fim da lei. Mas... querem saber : não está meio tarde para isso? Bom, Lady Gaga diria, não se você serve no exército agora. Bom, a lei na verdade para a Fox é a coadjuvante, o mais importante é... falar mal de Obama.

Mudando de canal mais uma vez e espectro político:


Nesse vídeo, infinitamente mais engraçado do que o outro, Bill Maher diz o porquê de revogar a lei. Primeiro, dar a Rush Limbaugh e outros Tea Baggers algo para expressar sua "Anger" inerente. E também, porque é mais simples de entender o que significa "gay" do que "health care".

Bem "common sense": simples e fácil de usar! Um frame ótimo para causar uma explosão política.

Bom, that's about it!

Hasta!

Isadora.




2 comentários:

  1. Muito interessante! Essa temática é bastante complexa, como você mostrou, porque evoca a questão dos direitos e liberdades individuais, da constituição. Uma questão relacionada, que 'crosses party lines', é a do casamento gay, em que vemos pessoas como Ted Olson, advogado de causas conservadoras, defendendo o same-sex marriage.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse último vídeo é muito bom! hahahaa.

    ótima postagem, Isa!!

    "It takes a Village, People" (!!!)

    ResponderExcluir