16 de novembro de 2010

Candidatos Crowd Sourcing e Mídias Digitais

Recentemente, dia 15 de Novembro, o New York Times publicou um interessante artigo sobre Sarah Palin e a sua habilidade de se moldar a qualquer necessidade e ambiente, trazendo seus frames consigo.
Na verdade, a Sarah Palin atual é bem diferente da prefeita de uma pequena cidade do Alaska de alguns anos atras, e muitos outros frames já foram ativados nessa "evolução" dela.

A MATÉRIA EM QUESTÃO: http://www.nytimes.com/2010/11/16/us/politics/16bai.html?_r=1&ref=politics

Agora, sobre essa matéria, o conceito extremamente interessante e bem atual é o de "Crowd Sourcing Politics". Vamos a parte técnica: Crowd Sourcing significa uma mudança de apenas um fornecedor para um grupo deles, pulverizando seu fornecimento em vários diferentes pequenos produtores, e, se possível pagando menos ou nada por isso.

Um exemplo do artio é um site de notícias. Para que contratar uma agência com fotógrafos profissionais e caros se pode achar milhares de pessoas online que conseguem tirar fotos mais rapidamente, muito mais fotos talvez na mesma qualidade para alimentar seu site? Pegue de graça deles, conte com a ajuda deles.

O que isso tem a ver com política? Vai na mesma idéia: Para que "construir" um candidato, com seus frames, sua postura, suas opiniões e imagem se você pode "perguntar a audiência o que eles precisam" e simplesmente modelar um candidato exatamente como eles querem ver? Isso, isso sim é Crowd Sourcing Politics.

Atualmente há a difusão de diversos canais de conversa com público e interação just in time com os candidatos (Facebook, Twitter, Blog, etc). Essa situação possibilita o candidato a receber feedbacks não só nas urnas, mas sim no dia a dia, e detectar o que os eleitores estão e o que não estão querendo em seu candidato. Identificando essa necessidade, preenche-se o gap com uma mudança de postura, adaptação de discurso, etc.

Esse engenhoso método de usar o poder das mídias digitais como ferramenta para moldar políticos tem muito potencial, e Sarah Palin parece que está apenas começando a explorar esse nicho. Ela é tão grande quanto o público quiser. Tão extremista quanto eles quiserem. Tão imponente quanto o público quiser. Só depende do público.

Agora, com seu próprio Reality Show (na qual ganha USD 250,000,00 por episódio), Sarah pode mais e mais se moldar e ser moldada a partir do que o público quer. Basta uma boa edição de imagens, e você pode ter diversas opções.

Engenhoso, não?

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