19 de novembro de 2010

Como mudar a cabeça de um conservador?

Assim como aqui no Brasil muitas vezes nos perguntamos porque tal pessoa vota em tal candidato, mesmo quando, no fundo, ela não concorda com boa parte de suas propostas e ideiais, os norteamericanos liberais também sofrem desse questionamento: "Não estou falando sobre tentar mudar a mentalidade dos preconceituosos terminais (...) Estou me referindo a pessoas que você conhece e, sim, ama. Elas cuidam bem de seus filhos, mantêm suas casas arrumadas, são voluntárias na igreja - e sempre, increvelmente, votam nos republicanos. Não dá para entender. Se ele parecer ser um bom sujeito, por que se alinha com o partido de Átila, o Huno?" (by Michael Moore)

Como vimos nas nossas aulas, o poder das palavras é muito maior do que a consciência das pessoas, até porque esta última, como também já vimos, é majoritariamente emocional, ilógica, irracional. Assim, para mudar a mentalidade de um conservador, é preciso ir também pelo caminho da linguagem. Vamos trabalhar com um exemplo:

Os eleitores do republicanos acreditam piamente que, se votarem nos democratas, terão seus impostos elevados. Isso me lembra muito o filme "Sicko -SOS Saúde" do Michael Moore, que, entre outros diversos trechos interessantíssimos, mostra um canadense falando sobre como ele não se importa em pagar mais impostos porque enxerga esse retorno diretamente no sistema universalizado de saúde de seu país como benefício para ele e também para os outros (sejam esses outros negros, pobres, gays, etc).

Ou seja, esses eleitores norte-americanos podem ser, minimamente, chamados de egoístas, pois pensam apenas na consequência negativa que esse aumento de impostos terá para o seu próprio bolso. Portanto, que tal responder na mesma moeda, ou seja, com o foco no "EU", ou melhor, no "VOCÊ"?

*Argumentos possíveis:
a) "Pagar mais dinheiro aos trabalhadores gera dinheiro pra você!"
Se você não paga o suficiente aos seus trabalhadores para eles suprirem suas necessidades básicas, eles terão de arranjar mais de 1 emprego, e aí então a produtividade cai e você perde dinheiro. Ou então, esse trabalhador vai procurar por algum auxílio-alimentação do governo, que é você quem paga! Por último, lembre-se que a classe trabalhadora é a classe consumidora, portanto, se o seu trabalhador tem uma renda extra, ele gastará com aquilo que você vende! Ah, e não se esqueça, se esse trabalhador resolver ter como "segundo trabalho" a marginalidade, é o seu carro que ele vai roubar.

b) "Seguro-saúde para todos vai fazer você ganhar dinheiro!"
Se nem você nem o governo proveem um serviço de saúde para os trabalhadores, isso lhe custará grana. Pois, se eles faltam ao trabalho por motivos de saúde, você perde dinheiro. Se os outros trabalhadores fizerem hora extra para compensar aquele que está doente, você perde dinheiro. Se eles deixam outras pessoas no trabalho doentes, você perde dinheiro. Se eles trabalham doentes, a produtividade cai, e você perde dinheiro.

c) "Dar dinheiro para as ecolas públicas faz você ganhar!"
40% da população carcerária dos Estados Unidos é funcionalmente analfabeta. De 1980 a 2000, os gastos estatais em educação subiram 32%. No mesmo período, os gastos com prisões subiram 189%! (Moore, 2000). Enquanto essas pessoas estão na prisão, você acha que elas estão te trazendo algum dinheiro? Não! E as pessoas que recebem seguro social, na maior parte, são analfabetas. Será que se esse quadro mudasse elas não poderiam estar trabalhando para você e te fazendo lucrar?

Eu sei que os argumentos chegam até a ser preconceituosos, mas como já disse, a ideia aqui não é ser racional, e sim tocar no emocional mais forte dos conservadores - o MEDO de PERDER DINHEIRO!

Deixo-os com uma notícia final:
Cortar gastos é prioridade, diz líder republicano (3.nov)
http://dinheiro.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=26215520

Nenhum comentário:

Postar um comentário