7 de dezembro de 2010

Terrorista da Informação

Que a divulgação de informações e documentos sigilosos dos EUA feitos pelo Wikileaks nos últimos dias tem deixado a diplomacia norte-americana na defensiva não parece ser novidade para ninguém. Porém, a reação da ala conservadora em relação aos recentes acontecimentos é curiosa em pelo menos dois fatores; o primeiro remete a figura do fundador do website e a tentativa de vincular sua imagem a um hacker criminoso que deveria ser processado e preso, além do fato de ainda responder por um crime sexual; o segundo é o profundo ódio por Assange (fundador do Wikileaks) gerado pelos conservadores chegando ao ponto de desejarem sua morte ou algo similar. A ironia é que Assange é australiano e quase nada pode ser feito contra ele pelo governo dos EUA.
O vídeo abaixo é uma compilação de declarações sobre Assange feitas por O´Reilly e outros (o vídeo foi editado toscamente mas dá para se ter uma idéia).


Outro ponto relevante é a tentativa de rotular Assange como um terrorista da informação que passa dados sigilosos para o conhecimento público. Ora, se passar informações desconhecidas para o público é um ato terrorista, a grande parte dos jornalistas deveria ser mandada para Guantánamo, na visão dos conservadores. Para estes, a liberdade da informação parece não existir quando o assunto é segurança nacional e terrorismo, e qualquer ação deve ser tomada para evitar alimentar os terroristas com informações classificadas, vide o ato patriota no governo Bush.
Segue o video do “Young Turks” onde a liberdade nos EUA é confrontada com os recentes vazamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário